top of page

O nosso Santuário

Em Pelotas - A difusão da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe na Diocese de Pelotas foi crescente a partir de 1979, ano em que se realizou a 3ª Conferência do Conselho Episcopal Latino-Americano em Puebla, México. Foi significativa a participação do então bispo diocesano dom Jayme Chemello. Ali foi destaque também a importância da devoção a Nossa Senhora de Guadalupe (Estrela da Evangelização) para o povo mexicano e para a Evangelização da América Latina.


O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, na Cascata, nasceu da consciência da presença de Maria, Mãe de Jesus, no coração do povo da região da Diocese de Pelotas. Da percepção desta presença surgiu a sugestão de expressar a devoção mariana através de um santuário. Por isso, a Diocese de Pelotas promoveu, em 1985, durante um encontro de lideranças de todas as comunidades, uma consulta sobre a criação de um santuário mariano e de uma romaria diocesana anual. A proposta refletida foi aprovada pela Assembléia Diocesana de 15 de novembro do mesmo ano: “Vamos construir um Santuário Mariano”.

- A área de terra, de 7 hectares, onde se localiza hoje o Santuário, na BR 392, Cascata, foi doada à Diocese de Pelotas, em 1978, pelas senhoras Dulce e Rosina Cordeiro de Moraes, já falecidas. O Santuário é composto pela Igreja central, salão de formação e retiros, salão refeitório, casa de hospedagem dos peregrinos, réplica do Museu do Santo Sudário e uma residência anexa. O projeto do Santuário ainda não está completo em sua obra. Doações de milhares de devotos contribuíram para sua edificação até hoje, em especial do Pe. Léo Jacob Persch. A dedicação da Igreja central foi feita pelo bispo Dom Jayme, em 12 de dezembro de 2008.

 

Santuário de Guadalupe e a Cruz da 1ª. missa no Brasil

Na manhã do dia 31 de março de 2008, a cúpula do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe foi presenteada com uma réplica da cruz que fez parte da primeira missa realizada no Brasil, celebrada pelo frei Henrique de Coimbra. Foram feitas 16 réplicas da relíquia, conservada na Sé de Braga, em Portugal.

 

A réplica trazida por dom Jayme Henrique Chemello, bispo diocesano,  por ocasião da celebração dos 500 anos de evangelização no Brasil, e que agora está no Santuário, possui dois metros e meio de altura e pesa 150 quilos. O trabalho de instalação da cruz foi acompanhado por nosso bispo, D. Jayme, pelo engenheiro responsável da Segurança do Trabalho na UCPel, Leo Kaminski, por dois técnicos de segurança e pelos dois autores da réplica, Cláudio Pinto Nunes e Serafim Pinho Dias.

 

A dedicação da Igreja central do Santuário de N. Senhora de Guadalupe, na Cascata, foi realizada no dia 12 de dezembro de 2008, pelo então bispo titular, D. Jayme Henrique Chemello. 

Desde esta data, como prescreve a orientação litúrgica, celebramos todo o dia 12 de dezembro  a missa festiva de N. Sra. de Guadalupe, no seu Santuário na Cascata.

whatsapp-logo-1.png
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page